Tuesday, June 12, 2007

Semana[d]ança





Teatro Académico de Gil Vicente workshop







Dias 29 e 30 de Junho
Dia 1 de Julho
8ª Semana(d)anca
Formadora Vânia Gala


O projecto Semana(d)ança pretende ir ao encontro e responder a um desejo/necessidade que esta cidade já sentia de há muito, proporcionando e contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos tanto teóricos como práticos na área da dança contemporânea de uma forma consistente e sistemática.
A Semana(d)ança como conceito e nos moldes a que se propõe tenta concentrar em quatro ou cinco dias no final de cada mês de forma intensiva essa necessidade de aprendizagem. O tempo será repartido por três módulos – aulas teóricas (Músculo de Ideias), aulas práticas - (Técnica Release e Composição-Performing Dance).

Calendarização:

Dia 29 de Junho, 6ª feira
19h15-21h00
Aula Técnica (técnica Release)


Dia 30 de Junho, Sábado
10h00-12h00
Aula Técnica (técnica Release)
13h00-17h00
Composição – Performing Dance

Dia 1 de Julho, Domingo
14h00-16h00
Aula Técnica (técnica Release)
16h00-18h00
Músculo de Ideias
[Visionamento do vídeo “ Steve Paxton – Contacto improvisação, primeiros passos”]



Módulos
[Técnica Release]


Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento por meio de uma maior consciencialização corporal.

[Composição / Performing Dance]

Serão propostas diferentes áreas de inspiração para criar material que sirva à criação coreográfica. Como organizar/desorganizar o movimento no espaço, usando técnicas de improvisação.
O experimentar novas capacidades do corpo em movimento e do bailarino como performer, em grupo ou em solo. Investigaremos a composição em termos de ritmo e seu desenvolvimento pelo espaço. Quem somos? Quem sou eu como bailarino ou quando estou em palco?


[Músculo de Ideias]
"Músculo de Ideias" dirige-se a todos aqueles que manifestam interesse na área das artes e no que é criar e ser criativo. Tendo como ponto de partida o vídeo
“ Steve Paxton – Contacto improvisação, primeiros passos”, pretende-se criar um espaço e um momento de debater ideias e questões, permitindo o confronto de pontos de vista diferentes, desejando mesmo gerar outras questões sobre actividade artística.



Público-alvo:
Jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral que manifestem interesse nesta área.

Valor da Inscrição: 35,00 euros
Inscrições abertas no TAGV


Para qualquer solicitação contactar:

Serviços Artísticos e de Produção
Teresa Santos
Tel. 239 855630
Fax 239 855637
E-mail: s.artisticos@tagv.uc.pt
URL: http://www.uc.pt/tagv

Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República _ 3000-343 Coimbra
Tel.: +351 239 855630 _ Fax: +351 239 855637
E-mail: teatro@tagv.uc.pt
Url: www.uc.pt/tagv
Blog: http://blogtagv.blogspot.com/