Wednesday, October 24, 2007


Dias 19, 20 e 21 de Outubro



10ª Semana[d]ança


Formadora Vânia Gala

O projecto Semana[d]ança pretende ir ao encontro e responder a um desejo/necessidade que esta cidade já sentia de há muito, proporcionando e contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos tanto teóricos como práticos na área da dança contemporânea de uma forma consistente e sistemática.



A Semana[d]ança como conceito e nos moldes a que se propõe tenta concentrar em quatro ou cinco dias no final de cada mês de forma intensiva essa necessidade de aprendizagem. O tempo será repartido por três módulos – aulas teóricas (Músculo de Ideias), aulas práticas - (Técnica Release e Composição-Performing Dance).



Calendarização:


Dia 19 de outubro, 6ª feira

17h00 - 19h00

17h00 - 19:00
Aula Técnica (técnica Release)


Dia 20 de outubro, Sábado
15:00 - 17:00; 17:00 - 20:00


Aula Técnica (técnica Release)

15h00-17h00
Composição – Performing Dance
17h00-20h00

Dia 21 de outubro, Domingo
15h00-17h00; 17H00 - 19H00

Aula Técnica (técnica Release)
15h00-17h00
Músculo de Ideias

17h00-19h00
Um olhar sobre o percurso coreográfico de WimVanderkeybus e a Companhia belga Ultima Vez.




Módulos

[Técnica Release]

Começando no solo e partir progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo.
Aumentando assim a capacidade e alcance do movimento por meio de uma maior consciencialização corporal.
As aulas começam com padrões de movimento no solo acompanhados do uso de imagens anatómicas com o objectivo de activar a relação entre o centro e extremidades do corpo.
Trabalharemos e daremos especial atenção ao ir e sair para o solo de uma maneira fácil e ágil; e daqui encontrar suporte para movimento na vertical.
Mais tarde, investigaremos através de sequências de movimento, formas mais complexas de movimentação, envolvendo: quedas, espirais, posições invertidas, “cartwill”,”handstand” e movimento amplo pelo espaço.
Estas frases de movimento serão investigadas dando especial atenção ao detalhe e à nossa capacidade de retenção/memória de movimento.
As aulas serão ensinadas em inglês ou português.



[Composição / Performing Dance]

Serão propostas diferentes áreas de inspiração para criar material que sirva à criação coreográfica.
Fontes de inspiração como filmes, fotografia, literatura e música pop...serão fonte de partida dessas investigações.
Como organizar/desorganizar movimento no espaço usando técnicas de improvisação ou por mudanças no espaço, no detalhe, qualidade ou velocidade.

Tomar riscos na criação de movimento.
A EXTREMA- velocidade, lentidão, posições invertidas, uso da força, articulação ou detalhe.
O experimentar novas capacidades do corpo em movimento e do bailarino como performer.
Experimentar-se-á material em grupo ou em solo.
Investigaremos a composição em termos de ritmo e seu desenvolvimento pelo espaço.
Quem somos ? Quem sou eu como bailarino ou quando estou em palco?
BAILARINO/PERFORMER
Maneiras diferentes de estar em palco e de interpretação.

[Músculo de Ideias]


"Músculo de Ideias" dirige-se a todos aqueles que manifestam interesse na área das artes e no que é criar e ser criativo. Ao longo de vários processos criativos por vezes tão diferentes em que estive envolvida confrontei-me com uma série de questões a que tenho tentado dar resposta de alguma maneira. Pretende-se que "Músculo de Ideias" seja um espaço e um momento de as debater com uma certa intensidade. Permitindo o confronto de pontos de vista diferentes, desejando mesmo gerar outras questões sobre actividade artistica.
O que é criar, o que é inventar alguma coisa, o que faz a singularidade genialidade de um artista e sua obra particulares, o que é isso de ter uma ideia, imitação/cópia versus autencidade/originalidade.
Pretende-se no período de duas horas e meia analisar com algum pormenor obras e artistas da área da dança, bem como de outras áreas relacionadas com ela, seja a música, artes visuais ou o teatro. Em conjunto concentrar-nos-emos em diferentes autores e algumas das suas criações, ás vezes tão radicalmente opostas. Como tomam forma e ganham autonomia, o que as alimenta, a extrema diversidade de processos que lhes estão subjacentes, como se relacionam com o seu tempo e com a nossa actualidade.
Com a ajuda de vídeos, fotografia, textos e música tentar-se-á provocar o debate, desconstruindo algumas das opiniões feitas e juízos apressados que temos destes artistas.
Aprender a dar “feedback" criativo de forma articulada e consistente, discutindo, indo muito além da superfície de cada criação, chegando ao pormenor às cores, formas, dramaturgia, ritmo, relação entre os vários performers em palco, o uso do espaço..... Encontrando e relacionando os mais diversos sentidos de cada obra. Para aqueles para quem o associar e o tentar encontrar as grandes linhas e sentidos de uma obra é um hábito de algum modo algo familiar, um aviso: serão também confrontados com o núcleo, o cerne da criação, o puro prazer pelo prazer, o beau geste e a emoção/vertigem que todo o acto de criação contém.
Já que, não nos esqueçamos, é muitas vezes o incómodo e a estranheza de certas situações, o impulso inicial para a criação.
Com todos os cruzamentos de cultura pop, cinema e novas tecnologias, como é que arte alcança e procura novos sentidos. Juntando e reinterpretando formatos do passado? ou juntando-os e recontextualizando-os.
Indo mesmo mais longe questionar-nos-emos: fará algum sentido ser radical / revolucionário nos dias de hoje.
Se sim que novas formas tomará. afinal de contas o que é ser artista hoje. Pode ainda alguém oferecer uma visão singular sobre Mundo?





Público-alvo:
Jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral que manifestem interesse nesta área.

Valor da Inscrição: 35,00 euros

Inscrições abertas no TAGV

Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 Coimbra
E-mail: teatro@tagv.uc.pt
Sítio: www.uc.pt/tagv
Blog: http://blogtagv.blogspot.com
Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636

Coprodução : TAGV, Pavilhão Centro de Portugal,Câmara Municipal de Coimbra







No comments: