Sunday, December 26, 2010

Workshop

Corpus Lab - Laboratórios de Dança contemporânea Lx

 
Janeiro '11

Laboratório

Dias 11, 18, 25 Jan. 1 Fevereiro 11'

20:00-21:30 Aula Técnica Contemporânea

Formadora: Vânia Gala

Corpus Lab pretende contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos na área da dança contemporânea de uma forma regular. Será um treino semanal para todos aqueles que se interessam pelas artes do corpo.



[Técnica Release]

Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento no espaço. Trabalharemos e daremos especial atenção ao ir e sair para o solo de uma maneira fácil e ágil; e daqui encontrar suporte para movimento na vertical.
Através de movimentos padronizados trabalharemos diferentes aspectos: a oposição no corpo, mudança de peso e ainda a conexão entre extremidades e centro do corpo.
Mais tarde, investigaremos através de sequências de movimento, formas mais complexas de movimentação, envolvendo: quedas, espirais, posições invertidas, formas de movimentação acrobáticas e movimento amplo vertical pelo espaço.
Estudaremos a suspensão do corpo na vertical, saltos, construindo capacidade de explosividade e tónus que permitam essa suspensão.
Desenvolveremos a retenção (memória) de movimento através de sequências e frases que serão repetidas ao longo destas sessões. As aulas serão leccionadas em português ou inglês.


Formadora Vania Gala

Vânia Gala é angolano-portuguesa. Completa a sua licenciatura em dança em 1999 na E.D.D.C. (European Dance Development Center) - Arnhem. Colabora como intérprete com os Les ballets C. de La B. - Koen Augustijnen e Christine De Smedt, Constanza Macras, Nationale Scene - Bergen, Morten Traavik, Kompani B.Valiente, entre outros.
Automatic Id (AID) trabalho da sua autoria foi apresentado em Portugal, Noruega, Alemanha, Federação Russa, Reino Unido, Angola e Irlanda e foi premiado com "Best Female Performance Award" no Dublin Fringe Festival. O mesmo trabalho foi apresentado no The Place Theater e na Trienal de Luanda, Angola. Em 2007 apresenta performance no Pavilhão Africano na Bienal de Veneza e em 2008 estrearia MiamiLuanda, em coprodução com o Teatro Académico Gil Vicente. MiamiLuanda apresentou-se na Plataforma Portuguesa de Artes Performativas no Espaço do Tempo.
8º10’30” o seu último trabalho foi apresentado no Teatro Académico Gil Vicente e Centro Cultural de Belém. Desde 2000 que ensina regularmente dança a profissionais, nomeadamente, Prof i – Tanzer
training Tanzfabrik, k77 Studios ambos em Berlim, Companhia de Dança de Almada, Gratis D. Trening GDT – Bergen e Oslo, Nairobi Goethe Institute. Em 2006 inicia o projecto de formação Semana(d)ança em colaboração com o Teatro Académico de Gil Vicente. Já em 2009 o projecto de formação amplia-se e renova-se com o Corpus lab.

Laboratório

Dias 11, 28, 25 Jan. e 1 Fevereiro 11'

20:00-21:30 Aula Técnica Contemporânea


Preçário
Cada laboratório, constituído por quatro sessões, tem o preço de 35,00€

Informações:

Gala-me
Telf: 00351 912165226
Email Gala-me@hotmail.co.uk
Sitio www.vaniagalablogspot.com


______________________________





Local


Fábrica Braço de Prata

Rua da Fábrica do Material de Guerra, nº1,


Lisboa (em frente aos Correios do Poço do Bispo)


Autocarro 28


 
Organização

Gala-me

Monday, October 04, 2010

Corpus Lab - Laboratórios de Dança Contemporânea

Corpus Lab - Outubro TAGV 

Laboratório
Dias 6, 11, 20, 27 Outubro 10'
20:00-21:30 Aula Técnica Contemporânea

Corpus Lab pretende contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos na área da dança contemporânea de uma forma regular. Será um treino semanal para todos aqueles que se interessam pelas artes do corpo.


[Técnica Release]

Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento no espaço. Trabalharemos e daremos especial atenção ao ir e sair para o solo de uma maneira fácil e ágil; e daqui encontrar suporte para movimento na vertical.
Através de movimentos padronizados trabalharemos diferentes aspectos: a oposição no corpo, mudança de peso e ainda a conexão entre extremidades e centro do corpo.
Mais tarde, investigaremos através de sequências de movimento, formas mais complexas de movimentação, envolvendo: quedas, espirais, posições invertidas, formas de movimentação acrobáticas e movimento amplo vertical pelo espaço. Estudaremos a suspensão do corpo na vertical, saltos, construindo capacidade de explosividade e tónus que permitam essa suspensão. Desenvolveremos a retenção (memória) de movimento através de sequências e frases que serão repetidas ao longo destas sessões. As aulas serão leccionadas em português ou inglês.


Formadora Vania Gala
Vânia Gala é angolano-portuguesa. Completa a sua licenciatura em dança em 1999 na E.D.D.C. (European Dance Development Center) - Arnhem. Colabora como intérprete com os Les ballets C. de La B. - Koen Augustijnen e Christine De Smedt, Constanza Macras, Nationale Scene - Bergen, Morten Traavik, Kompani B.Valiente, entre outros. Automatic Id (AID) trabalho da sua autoria foi apresentado em Portugal, Noruega, Alemanha, Federação Russa, Reino Unido, Angola e Irlanda e foi premiado com "Best Female Performance Award" no Dublin Fringe Festival. O mesmo trabalho foi apresentado no The Place Theater e na Trienal de Luanda, Angola. Em 2007 apresenta performance no Pavilhão Africano na Bienal de Veneza e em 2008 estrearia MiamiLuanda, em coprodução com o Teatro Académico Gil Vicente. MiamiLuanda apresentou-se na Plataforma Portuguesa de Artes Performativas no Espaço do Tempo.
8º10’30” o seu último trabalho foi apresentado no Teatro Académico Gil Vicente e Centro Cultural de Belém.
Desde 2000 que ensina regularmente dança a profissionais, nomeadamente, Prof i – Tanzer
training Tanzfabrik, k77 Studios ambos em Berlim, Companhia de Dança de Almada, Gratis
D. Trening GDT – Bergen e Oslo, Nairobi Goethe Institute.
Em 2006 inicia o projecto de formação Semana(d)ança em colaboração com o Teatro
Académico de Gil Vicente. Já em 2009 o projecto de formação amplia-se e renova-se com o Corpus lab.


Preçário
Cada laboratório, constituído por quatro sessões, tem o preço de 35,00€


Inscrições: Teatro Académico Gil Vicente
Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 Coimbra
E-mail: teatro@tagv.uc.pt
Sítio: www.tagv.info
Blog: http://blogtagv.blogspot.com
Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636

Gala-me
Directora artística Vânia Gala
Telf: 00351 912165226
Rua Infanta D. Teresa nº26 4ª
3000-218 Coimbra
Portugal
Email VaniaGala@hotmail.com
Gala-me@hotmail.co.uk


______________________________
Gala-me
A Associação Cultural Gala-me Produções, foi fundada com intuito de promover actividades na área da dança. Para além do Festival Coimbra-[d], da Semana[d]ança - um evento mensal na área da formação em dança -o Gala-me pretende criar e produzir espectáculos tanto em Portugal como no estrangeiro. Esta plataforma-estrutura permitirá ainda uma maior agilidade na itinerância dos projectos de Vânia Gala e consolidar o seu percurso coreográfico.

Sunday, September 19, 2010

Corpus Lab - Laboratórios de Dança Contemporânea - Coimbra

Workshop
Corpus Lab - Laboratórios de Dança contemporânea
Setembro '10 Coimbra

Laboratório
Dias 24,27, Setembro 1,4 Outubro 10'
20:00-21:30 Aula Técnica Contemporânea

Formadora: Vânia Gala


[Técnica Release]
Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço. A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento no espaço. Trabalharemos e daremos especial atenção ao ir e sair para o solo de uma maneira fácil e ágil; e daqui encontrar suporte para movimento na vertical.
Através de movimentos padronizados trabalharemos diferentes aspectos: a oposição no corpo, mudança de peso e ainda a conexão entre extremidades e centro do corpo. Mais tarde, investigaremos através de sequências de movimento, formas mais complexas de movimentação, envolvendo: quedas, espirais, posições invertidas, formas de movimentação acrobáticas e movimento amplo vertical pelo espaço. Estudaremos a suspensão do corpo na vertical, saltos, construindo capacidade de explosividade e tónus que permitam essa suspensão.
Desenvolveremos a retenção (memória) de movimento através de sequências e frases que serão repetidas ao longo destas sessões. As aulas serão leccionadas em português ou inglês.


Formadora Vânia Gala
Vânia Gala é angolano-portuguesa. Completa a sua licenciatura em dança em 1999 na E.D.D.C. (European Dance Development Center) - Arnhem. Colabora como intérprete com os Les ballets C. de La B. - Koen Augustijnen e Christine De Smedt, Constanza Macras, Nationale Scene - Bergen, Morten Traavik, Kompani B.Valiente, entre outros.
Automatic Id (AID) trabalho da sua autoria foi apresentado em Portugal, Noruega, Alemanha, Federação Russa, Reino Unido, Angola e Irlanda e foi premiado com "Best Female Performance Award" no Dublin Fringe Festival. O mesmo trabalho foi apresentado no The Place Theater e na Trienal de Luanda, Angola. Em 2007 apresenta performance no Pavilhão Africano na Bienal de Veneza e em 2008 estrearia MiamiLuanda, em coprodução com o Teatro Académico Gil Vicente. MiamiLuanda apresentou-se na Plataforma Portuguesa de Artes Performativas no Espaço do Tempo.
8º10’30” o seu último trabalho foi apresentado no Teatro Académico Gil Vicente e Centro Cultural de Belém.
Desde 2000 que ensina regularmente dança a profissionais, nomeadamente, Prof i – Tanzer training Tanzfabrik, k77 Studios ambos em Berlim, Companhia de Dança de Almada, Gratis D. Trening GDT – Bergen e Oslo, Nairobi Goethe Institute.
Em 2006 inicia o projecto de formação Semana(d)ança em colaboração com o Teatro Académico de Gil Vicente. Já em 2009 o projecto de formação amplia-se e renova-se com o Corpus lab.



Laboratório
Dias 24,27, Setembro 1,4 Outubro 10'
20:00-21:30 Aula Técnica Contemporânea

Preçário
Cada laboratório, constituído por quatro sessões, tem o preço de 35,00€

Inscrições: Teatro Académico Gil Vicente
Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 Coimbra
E-mail: teatro@tagv.uc.pt
Sítio: www.tagv.info
Blog: http://blogtagv.blogspot.com
Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636


Gala-me
Directora artística Vânia Gala
Telf: 00351 912165226 Rua Infanta D. Teresa nº26 4ª 3000-218 Coimbra  Portugal


______________________________
Gala-me
A Associação Cultural Gala-me Produções, foi fundada com intuito de promover actividades na área da dança. Para além do Festival Coimbra-[d], da Semana[d]ança - um evento mensal na área da formação em dança -o Gala-me pretende criar e produzir espectáculos tanto em Portugal como no estrangeiro. Esta plataforma-estrutura permitirá ainda uma maior agilidade na itinerância dos projectos de Vânia Gala e consolidar o seu percurso coreográfico.

Saturday, May 15, 2010

SEMANA[d]ANÇA

















Workshop Butoh

Formadora Yuko Kaseki

Calendarização:

Dia 4 JUNHO, 6ª feira
19h15-21h00
Músculo de Ideias
Músculo de Ideias [Algumas noções sobre a história do Butoh, principais artistas e criadores, visionamento de vídeos de diversos artistas e conversa sobre esta forma de dança. Visionamento de vídeos com trabalhos coreográficos da autora ]

Dia 5 de JUNHO, Sábado
10h00-12h00
Aula Técnica (Butoh)
13h00-17h00
Butoh composição

Dia 6 de JUNHO , Domingo
10h00-12h00
Aula Técnica (Butoh)
13h00-17h00
Butoh composição


Yuko Kaseki


Yuko Kaseki nascida no Japão desenvolve trabalho como bailarina e coreógrafa em Berlim desde 1995. Estudou dança Butoh e artes performativas na HBK em Braunschweig com Anzu Furukawa e fez parte do seu enseemble Dance Butter Tokyo e Verwandlungsamt.
De 1989 a 2001 kaseki foi bailarina principal da companhia da coreógrafa Anzu Furukawa (Furusawa foi solista na companhia de Butoh Gairakudakan) e cofundadora do Dance Love Machine enssemble. Sob orientação de Kurusawa Kaseki desenvolveu um vocabulário rico em ritmo e elegante, combinando elementos de técnica de dança moderna com as práticas de música para criar o seu estilo de dança butoh.
Em 1995 formará a companhia cokaseki em colaboração com Marc Ates e desde então tem criado vários espectáculos em colaboração com músicos e artistas visuais.
Desde a fundação da cosaseki, colaboou com os seguintes músicos Axel Doerner, Andrea Neuman, Olaf Rupp, Johannes Wallmann, Aki Takase e artistas visuais como François Giovangigli, Ampelio Zappalorto, Chiharu Shiota, Valter Kokot e Soren Do.
Colabora ainda como grupo de "performance site specific" adapt do qual fazem parte: Minako Seki, Shinichi MOMO koga,Sten Rudstrom, Yael Karava e Tadashi Endo.
Os seus trabalhos foram apresentados na Alemanha, Reino Unido, Japão, Canada, México e EUA.
As criações da cokaseki são basedas no Butoh, dança contemporânea e "performance" . Os seus trabalhos receberam as seguintes distinções:
"Outstanding Production", The Dora Mavor Moore Awards 2007 in Toronto, Canada, "no-ballet, International Dance Competition 2007", Ludwigshafen, Alemanha, "the Best Ensemble Performance" Isadora Duncan Dance Award 2004 in San Francisco, USA, "Toyota Choreography Award 2004" in Tokyo, Japão e "Outstanding Achievement in Performance - Company", Isadora Duncan Dance Award 2009 in San Francisco, USA.
Lecciona regularmente nos EUA (San Francisco, Nova Iorque), Alemanha, Reino Unido, Canada e Japão.



Butoh
O workshop oferece técnicas de sensibilização para aprimorar a sensibilidade interna e expressão física.
Trabalharemos imagens para redesenhar o mapa do corpo usando métodos Butoh e Teatro físico desenvolvendo relaxamento, sensibilização e dinamismo físico.
Exploraremos os nossos próprios movimentos no formato solo, dueto e em improvisações de grupo. Diferentes intensidades possibilitam experimentar novas capacidades de movimento e diferentes possibilidades individuais. É importante que cada bailarino encontre a realidade do corpo da existência pessoal - modo de vida.
Iniciaremos cada sessão com um aquecimento basedo na ginástica Noguchi. Permitindo o relaxamento e permeabilidade do corpo e sua sensibilização. Trabalharemos o centro através de consciencialização no Taden (centro). Aprender a escutar o corpo e desenvolver relação entre tempo espaço e conceito. Re-experenciar a vida. O corpo como um armário com infinitas gavetas. Sentir a memória do corpo e encontrar novas memórias. Esvaziar estas e encontrar ainda mais possibilidades.



Preçário: Valor da inscrição 40€ Inscrições abertas no TAGV

Público-alvo Jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral que manifestem interesse nesta área.


Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 Coimbra
E-mail: teatro@tagv.uc.pt
Sítio: www.uc.pt/tagv Blog: http://blogtagv.blogspot.com Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636


Produção Gala-me
Apoios Teatro da Cerca de S. Bernardo e TAGV- Teatro Académico Gil Vicente


 






















Sunday, May 02, 2010

Corpus Lab - Laboratórios de Dança Contemporânea Lx


Workshop
Corpus Lab - Laboratórios de Dança contemporânea
Lx








Maio '10
Formadora: Vânia Gala


[Técnica Release]
Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento no espaço. Trabalharemos e daremos especial atenção ao ir e sair para o solo de uma maneira fácil e ágil; e daqui encontrar suporte para movimento na vertical.
Através de movimentos padronizados trabalharemos diferentes aspectos: a oposição no corpo, mudança de peso e ainda a conexão entre extremidades e centro do corpo.
Mais tarde, investigaremos através de sequências de movimento, formas mais complexas de movimentação, envolvendo: quedas, espirais, posições invertidas, formas de movimentação acrobáticas e movimento amplo vertical pelo espaço.
Estudaremos a suspensão do corpo na vertical, saltos, construindo capacidade de explosividade e tónus que permitam essa suspensão.
Desenvolveremos a retenção (memória) de movimento através de sequências e frases que serão repetidas ao longo destas sessões.
As aulas serão leccionadas em português ou inglês.

Formadora Vania Gala
Vânia Gala é angolano-portuguesa. Completa a sua licenciatura em dança em 1999 na E.D.D.C. (European Dance Development Center) - Arnhem. Colabora como intérprete com os Les ballets C. de La B. - Koen Augustijnen e Christine De Smedt, Constanza Macras, Nationale Scene - Bergen, Morten Traavik, Kompani B.Valiente, entre outros.
Automatic Id (AID) trabalho da sua autoria foi apresentado em Portugal, Noruega, Alemanha, Federação Russa, Reino Unido, Angola e Irlanda e foi premiado com "Best Female Performance Award" no Dublin Fringe Festival. O mesmo trabalho foi apresentado no The Place Theater e na Trienal de Luanda, Angola. Em 2007 apresenta performance no Pavilhão Africano na Bienal de Veneza e em 2008 estrearia MiamiLuanda, em coprodução com o Teatro Académico Gil Vicente. MiamiLuanda apresentou-se na Plataforma Portuguesa de Artes Performativas no Espaço do Tempo.
8º10’30” o seu último trabalho foi apresentado no Teatro Académico Gil Vicente e Centro Cultural de Belém.
Desde 2000 que ensina regularmente dança a profissionais, nomeadamente, Prof i – Tanzer
training Tanzfabrik, k77 Studios ambos em Berlim, Companhia de Dança de Almada, Gratis
D. Trening GDT – Bergen e Oslo, Nairobi Goethe Institute.
Em 2006 inicia o projecto de formação Semana(d)ança em colaboração com o Teatro
Académico de Gil Vicente. Já em 2009 o projecto de formação amplia-se e renova-se com o Corpus lab.

Laboratório
Dias 6,18,20,27 Maio 10'
20:00-21:30 Aula Técnica Contemporânea

Preçário
Cada laboratório, constituído por quatro sessões, tem o preço de 35,00€


Informações:
Gala-me
Email Gala-me@hotmail.co.uk
Telf: 00351 912165226

Local
Fábrica Braço de Prata
Rua da Fábrica do Material de Guerra, nº1,
Lisboa (em frente aos Correios do Poço do Bispo)
Autocarro 28
 
Organização
Gala-me





















Corpus Lab pretende contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos na área da dança contemporânea de uma forma regular. Será um treino semanal para todos aqueles que se interessam pelas artes do corpo.

Tuesday, April 06, 2010



Workshop
Corpus Lab - Laboratórios de Dança contemporânea

Abril '10
Formadora: Vânia Gala






Corpus Lab
pretende contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos na área da dança contemporânea de uma forma regular. O projecto, tenta proporcionar semanalmente essa necessidade de aprendizagem. Será um treino semanal de técnica release para todos aqueles que se interessam pelas artes do corpo.
O que se propõe com este projecto é chegar a níveis de exigência e rigor, no que toca a formas de movimentação e de técnicas específicas de trabalho do corpo, com a finalidade precisa e prática de serem trabalhados e incluídos no final de cada trimestre num trabalho mais intensivo e também de cariz performativo a desenvolver nas sessões da Semana[d]ança.

[Técnica Release]
Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento por meio de uma maior consciencialização corporal. Através de movimentos padronizados trabalharemos diferentes aspectos: a oposição no corpo, mudança de peso e ainda a conexão entre extremidades e centro do corpo.
Desenvolveremos a retenção (memória) de movimento através de sequências e frases que serão repetidas ao longo destas sessões
.

Calendarização:

Laboratório

Dias: 14, 21 ,28 Abril '10 e 4 Maio '10
20:00-21:30 Aula Técnica Contemporânea

Preçário
Cada laboratório, constituído por quatro sessões, tem o preço de 35,00€

Inscrições: Teatro Académico Gil Vicente
Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 Coimbra
E-mail: teatro@tagv.uc.pt
Sítio: www.tagv.info
Blog: http://blogtagv.blogspot.com
Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636

Sunday, February 28, 2010

Gala-me convida-o para:








8º10’30”

coreografia de Vânia Gala




dia 20 de Fevereiro, Sábado ‘10

19:00

Centro Cultural de Belém BoxNova




____________________________________________________







8º10’30”




8º10’30” é sobre um espaço, coordenadas perdidas. Mas é sobretudo uma peça sobre seres aos quais um ponto de referência único foi negado. Sobre esse espaço imaginário emocional. Explorou-se a ideia de uma força externa que controla o corpo, que o move de forma staccato sem que o personagem em palco tenha qualquer controlo sobre ele. Voodoo, talvez. Ou talvez seja o monstro branco em palco, que concede
tudo, água, ar fresco e que no entanto, não se esperava que pedisse algo em troca, tomando controlo deste corpo quando lhe apetece. Nesse sentido 8º10’30” é também uma metáfora sobre monstros que nós próprios criamos e alimentamos.




Coreografia, dança: Vânia Gala

Cenografia: Stephan Webber

Assistência Cenografia: Tânia Teixeira e André Pereira

Construção:
Rui Manuel Santos, Démian Wohler, José Neto, Dominique Steinman

Música: Hilary Jeffery ou Black Orpheus

Desenho de Luz: Jorge Ribeiro

Figurinos: Tânia Teixeira








coprodução


Gala-me Produções

8º10'30"

Sunday, January 31, 2010

Corpus Lab - Laboratórios de Dança Contemporânea
















Corpus Lab
Fevereiro '10
Formadora: Vânia Gala


Corpus Lab pretende contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos na área da dança contemporânea de uma forma regular. O projecto, como conceito e nos moldes a que se propõe, tenta proporcionar semanalmente essa necessidade de aprendizagem. Será um treino semanal de ténica release para todos aqueles que se interessam pelas artes do corpo.
O que se propõe com este projecto é chegar a níveis de exigência e rigor, no que toca a formas de movimentação e de técnicas específicas de trabalho do corpo, com a finalidade precisa e prática de serem trabalhados e incluídos no final de cada mês num trabalho mais intensivo e também de cariz performativo a desenvolver nas sessões da Semana[d]ança.

[Técnica Release]

Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento por meio de uma maior consciencialização corporal. Através de movimentos padronizados trabalharemos diferentes aspectos: a oposição no corpo, mudança de peso e ainda a conexão entre extremidades e centro do corpo.
Desenvolveremos a retenção (memória) de movimento através de sequências e frases que serão repetidas ao longo destas sessões.

Calendarização:

Laboratório

Dias: 3, 10 , 24 e 26 Feveiro´10
20:00-21:30 Aula Técnica Contemporânea

Preçário
Cada laboratório, constituído por quatro sessões, tem o preço de 35,00€

Inscrições: Teatro Académico Gil Vicente

Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 Coimbra
E-mail: teatro@tagv.uc.pt
Sítio: www.tagv.info
Blog: http://blogtagv.blogspot.com
Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636



Thursday, January 07, 2010

8º10'30"


8º10’30”
16 de Novembro de 2009, 21h30

[Estreia]



Coreografia dança VÂNIA GALA
Cenografia STEPHAN WEBBER
Construção ANDRÉ PEREIRA, TÂNIA TEIXEIRA, DÉMIAN WOHLER, DOMINIQUE STEINMAN
Música HILARY JEFFERY E BLACK ORPHEUS
Desenho de Luz JORGE RIBEIRO
Figurinos STEPHAN WEBER
Produção GALA-ME PRODUÇÕES em coprodução com o TEATRO ACADÉMICO GIL VICENTE


8º10'30"

8 graus de estar no local errado
8 graus de separação, e muitos mais graus de distância
A exactamente 8 graus do centro, da referência, desse não lugar, do equador, existe um sítio
Será essa existência real? Exactamente nesses 8 graus? Terá nome um sítio destes? Terá vida própria?
Alimenta-se a si próprio?
O que pode esse local evocar?
8 graus tão perigosamente perto do centro
Porque faz tanto calor? São apenas 8 graus
8 graus apenas, a estar do outro lado
8 graus de distância do espectro cromático

Tão perto mas quanta distância
10 minutos de dança para o outro
35 segundos de belo talvez

VÂNIA GALA


8º10’30” é um a obra sobre um espaço, coordenadas perdidas.
Sobre alguém que como que caiu do espaço, ali.
Mas é sobretudo também uma peça sobre seres aos quais um ponto de referência único foi negado. Sobre esse espaço imaginário emocional.
Por isso grande parte da linguagem explorada teve origem em improvisações à volta de medos ou fobias.
Explorou-se ainda a ideia de uma força externa que controla o corpo, que o move de forma staccato, sem que o personagem em palco tenha qualquer controle sobre ele. Voodoo talvez, armadilhas, ou talvez seja esse monstro branco em palco, que dá tudo, água, ar fresco mas que não se esperava que pedisse algo em troca. E que toma controlo deste corpo quando lhe apetece.
Nesse sentido 8º10’30” é também uma metáfora sobre monstros que nós próprios criamos, alimentamos.
Dança-se Josephine Baker, a Josephine Baker da saia das bananas que mais tarde tinha vergonha de mostrar aos filhos essa dança.
Mas ela tomará nova forma em palco já sem bananas mas com rosas de porcelana, essa dança para o outro torna-se pois mais um espelho daquilo que vai na cabeça do espectador. Torna-se mesmo uma paródia sobre esses pensamentos, sobre esses monstros.

VÂNIA GALA



Workshop
Corpus Lab - Laboratórios de Dança contemporânea

Janeiro '10



Formadora: Vânia Gala

Corpus Lab pretende contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos na área da dança contemporânea de uma forma regular. O projecto, como conceito e nos moldes a que se propõe, tenta proporcionar semanalmente essa necessidade de aprendizagem. Será um treino semanal de ténica release para todos aqueles que se interessam pelas artes do corpo.
O que se propõe com este projecto é chegar a níveis de exigência e rigor, no que toca a formas de movimentação e de técnicas específicas de trabalho do corpo, com a finalidade precisa e prática de serem trabalhados e incluídos no final de cada mês num trabalho mais intensivo e também de cariz performativo a desenvolver nas sessões da Semana[d]ança.


[Técnica Release]


Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento por meio de uma maior consciencialização corporal. Através de movimentos padronizados trabalharemos diferentes aspectos: a oposição no corpo, mudança de peso e ainda a conexão entre extremidades e centro do corpo.
Desenvolveremos a retenção (memória) de movimento através de sequências e frases que serão repetidas ao longo destas sessões.


Calendarização:

Laboratório

Dias: 18, 19 , 25 e 26 Janeiro´10
20:00-21:30 Aula Técnica Contemporânea


Preçário
Cada
laboratório, constituído por quatro sessões, tem o preço de 35,00€

Inscrições: Teatro Académico Gil Vicente

Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 Coimbra
E-mail: teatro@tagv.uc.pt

Sítio: www.tagv.info
Blog: http://blogtagv.blogspot.com

Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636




Sunday, June 14, 2009

Workshop Corpus Lab - Laboratórios de Dança contemporânea

Formadora: Vânia Gala Junho e Julho '09

Corpus Lab pretende contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos na área da dança contemporânea de uma forma regular. O projecto, tenta proporcionar semanalmente essa necessidade de aprendizagem. Será um treino semanal para todos aqueles que se interessam pelas artes do corpo.O que se propõe com este projecto é chegar a níveis de exigência e rigor, no que toca a formas de movimentação e de técnicas específicas de trabalho do corpo, com a finalidade precisa e prática de serem trabalhados e incluídos no final de cada mês num trabalho mais intensivo e também de cariz performativo a desenvolver nas sessões da Semana[d]ança

Calendarização:
Laboratório 1
Dias: 10, 17 e 24 de Junho e 1 de Julho´09 20:00-21:30 Aula Técnica Contemporânea

Laboratório 2
Dias: 8, 15, 22 e 29 de Julho´09 20:00-21:30
Aula Técnica Contemporânea

Preçário Cada laboratório, constituído por quatro sessões, tem o preço de 35,00€


Inscrições: Teatro Académico Gil Vicente

Saturday, May 09, 2009




My heart rouses thinking to bring you news of something that concerns you and concerns many men.
Look at what passes for the new.
You will not find it there but in despised poems.


It is difficult to get the news from poems yet men die miserably every day for lack of what is found there.





Williams Carlos Williams (Asphodel, That Greeny Flower)

Friday, May 08, 2009

YOU'RE NOT ALONE!

"I asked the question: 'What is music for?' Two-and-a-half years on I would like to shorten that question to: 'What is music?", he said.

"I have lost count of the number of articles proclaiming the imminent or actual death of the music industry.

"Does this mean that music can now go back to being an art form again?"



Jarvis Cocker (ex Pulp)

RADICAL ART



RADICAL SHAMPOO RADICAL SPORTS RADICAL DESIGN RADICAL GAMES RADICAL MIDWIVES RADICAL BOOKSELLERS RADICAL DREAM PROJECTS RADICAL TOURISM RADICAL TV RADICAL CONSUMPTION RADICAL SOCIAL HOUSING PROGRAMME RADICAL FRUIT COMPANY RADICAL SPORTS CAR RADICAL ART

=

RADICAL CHIC ?

HEADCLEANERS




Novo cd Headcleaners


http://www.myspace.com/headcleaners

Alexandre Simões e André Pires apresentam o projecto Headcleaners com o álbum
“Do What You Will”.

“Compõem, produzem e tocam toda a parte instrumental, misturam a electrónica com a acústica, criando ambientes musicais diversos mas interligados estilisticamente, os instrumentos mais usados são os teclados, baixo e bateria; as flautas e saxofones surgem invariavelmente em todos os temas, umas vezes como atmosfera sonora outras como instrumento solista. Música feita de contrastes subtis de sonoridades electro-acústicas onde a simplicidade harmónica joga com alguma liberdade melódica nas interpretações das cantores e dos cantores, cada canção tem uma voz diferente”
Para este disco, a dupla usou textos de Emily Dickinson, Vânia Gala, Yeats, Fernando Pessoa, Jack Kerouac e Ribeiro Couto, na voz foram convidados Marta Hugon, Filipe Melo, Inês Trigo de Sousa, Chiara Picotto, Manuel Wiborg, Ana Lúcia Palminha e Kalaf
.

Thursday, April 30, 2009

Of not being wanted

“something started to happen and an artist had to shout from inside the stage: shut up! They, these people were not ready, were not prepared, were not contextualized for our work, they were from the slums “bairros problemáticos” from the banlieue”

Try looking at the sky



I am upon hearing somebody explaining that she makes radical work, she explains that this kind of work needs contextualization meaning that it needs that the audience is previously prepared for the work, informed accommodated in a specific place, an audience that has been administrated a tranquilizer in the form of a label, standardized, an object that needs to be accommodated in a specific kind of space.
I ask myself is this being radical today, like a tobacco package filled with warnings and instructions for consuming or more simply like a shampoo lying abandoned in a very specific corridor and department R for radical.

Like any other goods in the hypermarket shelf, objects of art have become items with instructions for fast easy consumption.
I look at the ceiling covered by dozens of similar windows, protected by aligned cleaned curtains, there is one that is a bit broken, out of place, it does not follow the instructions. With the wind blowing a small space opens and I can look at a bit of the grey sky.

Friday, April 24, 2009



8º10'30"



MiamiLuanda
goes to Convento da Saudação PT09
Portuguese Platform for Performing Arts
16th April 2009

Thursday, April 23, 2009

14ª Semana[d]ança

Dias 24, 25 e 26 de Abril
Formadora Vânia Gala


O projecto Semana(d)ança pretende ir ao encontro e responder a um desejo/necessidade que esta cidade já sentia de há muito, proporcionando e contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos tanto teóricos como práticos na área da dança contemporânea de uma forma consistente e sistemática.
A Semana(d)ança como conceito e nos moldes a que se propõe tenta concentrar em quatro ou cinco dias no final de cada mês de forma intensiva essa necessidade de aprendizagem. O tempo será repartido por três módulos – aulas teóricas (Músculo de Ideias), aulas práticas - (Técnica Release e Composição-Performing Dance).

Calendarização:

Dia 24 de Abril, 6ª feira
17h00-19h00
Aula Técnica (técnica Release)

Dia 25 de Abril, Sábado
15h00-17h00
Aula Técnica (técnica Release)
17h00-20h00
Composição – Performing Dance

Dia 1 de Julho, Domingo
15h00-17h00

Aula Técnica (técnica Release)
17h00-19h00
Músculo de Ideias
[Visionamento de vídeo]


Módulos
[Técnica Release]

Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento por meio de uma maior consciencialização corporal.

[Composição / Performing Dance]

Serão propostas diferentes áreas de inspiração para criar material que sirva à criação coreográfica. Como organizar/desorganizar o movimento no espaço, usando técnicas de improvisação.
O experimentar novas capacidades do corpo em movimento e do bailarino como performer, em grupo ou em solo. Investigaremos a composição em termos de ritmo e seu desenvolvimento pelo espaço. Quem somos? Quem sou eu como bailarino ou quando estou em palco?


[Músculo de Ideias]
"Músculo de Ideias" dirige-se a todos aqueles que manifestam interesse na área das artes e no que é criar e ser criativo. Tendo como ponto de partida o vídeo, pretende-se criar um espaço e um momento de debater ideias e questões, permitindo o confronto de pontos de vista diferentes, desejando mesmo gerar outras questões sobre actividade artística.



Público-alvo:
Jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral que manifestem interesse nesta área.

Valor da Inscrição: 35,00 euros
Inscrições abertas no TAGV


Tuesday, April 08, 2008

Saturday, December 29, 2007

"Western dance scholars have not used the word ethnic in its objective sense; they have used it as a euphemism for such old fashioned terms as "heathen", "pagan", "savage", or the more recent term "exotic". ...
[D]ue to the social climate which rejects the connotations with which our former words for "they" were invested, and because of a certain sophistication assumed by the apologists for the "they", English-speaking scholars were hard -pressed to find designations for the kinds of non-Western dance which they wished to discuss. "




in "An Anthropologist Looks at Ballet as a Form of Ethnic Dance" by Joann Kealiinohomoku

Thursday, December 06, 2007

"Everybody wants to be perfect, often forgetting that perfection is based on marvelous mistakes"


written on the wall between 1998-2000 EDDC (Arnhem)

Thursday, November 29, 2007






Festival Coimbra – [d]
Grau 0º



De 29 de Novembro a 15 de Dezembro
Das 17h00 às 20h30

Teatro Académio Gil Vicente Sala Branca Entrada Gratuita



Produção Gala-me Produções
Direcção artística Vânia Gala
Design Gráfico Joana Gama

Assistência: Filipe Mendes, Natália Cardoso

Apoios TAGV, Direcção Regional da Cultura do Centro
© Hospital, coreografia Jo Stromgren (Noruega)




Grau 0º é o lançamento de um Festival exclusivamente dedicado à dança na cidade
de Coimbra.
Durante duas semanas a cidade acolherá um festival de projecções – vídeos de
vários coreógrafos e tendências, a um público tantas vezes distante do que melhor
se passa nesta área. Delimitamos territórios, arriscamos em coreógrafos cujo
percurso emerge e arrisca em novas fronteiras, mas também tentamos dialogar
com criadores que têm marcado várias gerações e com uma obra já consolidada, de
certa forma percursores do que podemos chamar hoje a dança contemporânea.
Numa próxima edição ambicionamos acolher espectáculos já em palco, com artistas
cujo percurso, recente ou não, sejam possuidores de uma visão singular e de algum
modo renovadora da dança.
Grau 0º porque o tempo é outro.
Finalmente, grau 0º é deixarmo-nos interrogar pela dança e surpreendermo-nos por
ela.





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Gala-me
A Associação Cultural Gala-me Produções, foi fundada com intuito de promover actividades na área da dança. Para além do Festival Coimbra-[d], da Semana[d]ança - um evento mensal na área da formação em dança -o Gala-me pretende criar e produzir espectáculos tanto em Portugal como no estrangeiro. Esta plataforma-estrutura permitirá ainda uma maior agilidade na itinerância dos projectos de Vânia Gala e consolidar o seu percurso coreográfico.





Festival Coimbra – [d] – Grau 0º
De 29 de Novembro a 15 de Dezembro
Das 17h00 às 20h30




Grau 0º

Programação


DIA 29 DE NOVEMBRO
Gezeit, coreografia Sasha Waltz (Alemanha)
Kilandokilu (Angola)

DIA 30 DE NOVEMBRO
Veronique Doiseau Jerôme Bel (França)

DIA 1 DE DEZEMBRO
Interview com Wandekeybus (Bélgica)
Hospital, coreografia Jo Stromgren (Noruega)


DIA 3 DE DEZEMBRO
Blush, coreografia Wim Wandekeybus (Bélgica)
Homens – como fantasmas, como gorilas, como mentirosos, como eles mesmos,
como cowboys coreografia Cristina Moura (Brasil)


DIA 4 DE DEZEMBRO
Like an Idiot, coreografia Cristina Moura (Brasil)
Automatic Id (AID) coreografia Vânia Gala (Angola/Portugal)


DIA 5 DE DEZEMBRO
Omu, coreografia Laurie Young (Canada / Alemanha)
Tweiland, coreografia Sasha Waltz (Alemanha)


DIA 6 DE DEZEMBRO
In Spite of wishing and Wanting, coreografia Wim Wandekeybus (Bélgica)
Le Jardin, coreografia Peeping Tom (Bélgica)


DIA 7 DE DEZEMBRO
Vsprs Les balllets C de la B, coreografia Alain Platel (Bélgica)
Lawn Splinter Group (Australia/ Germany)


DIA 8 DE DEZEMBRO
Mozart Materiaal / Mozart/Concert Árias, coreografia Anne Teresa De Keersmaeker
(Bélgica)


DIA 10 DE DEZEMBRO
La Mentira, coreografia Wim Wandekeybus (Bélgica)
Lawn Splinter Group (Austrália/ Germany)


DIA 11 DE DEZEMBRO
Interview com Kazuo Ohno, coreografia de Kazuo Ohno (Japão)
The cost of living, coreografia Dv8 (Reino Unido)


DIA 12 DE DEZEMBRO
Omu, coreografia Laurie Young (Canada / Alemanha)
Tweiland, coreografia Sasha Waltz (Alemanha)



Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 CoimbraE-mail: teatro@tagv.uc.pt
Sítio: www.uc.pt/tagv
Blog: http://blogtagv.blogspot.com
Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636