Sunday, March 07, 2010
Where are you?
I will fall if not for you.
Monday, March 01, 2010
Sunday, February 28, 2010
8º10’30”
coreografia de Vânia Gala
dia 20 de Fevereiro, Sábado ‘10
19:00
Centro Cultural de Belém BoxNova
____________________________________________________
8º10’30”
8º10’30” é sobre um espaço, coordenadas perdidas. Mas é sobretudo uma peça sobre seres aos quais um ponto de referência único foi negado. Sobre esse espaço imaginário emocional. Explorou-se a ideia de uma força externa que controla o corpo, que o move de forma staccato sem que o personagem em palco tenha qualquer controlo sobre ele. Voodoo, talvez. Ou talvez seja o monstro branco em palco, que concede
tudo, água, ar fresco e que no entanto, não se esperava que pedisse algo em troca, tomando controlo deste corpo quando lhe apetece. Nesse sentido 8º10’30” é também uma metáfora sobre monstros que nós próprios criamos e alimentamos.
Coreografia, dança: Vânia Gala
Cenografia: Stephan Webber
Assistência Cenografia: Tânia Teixeira e André Pereira
Construção: Rui Manuel Santos, Démian Wohler, José Neto, Dominique Steinman
Música: Hilary Jeffery ou Black Orpheus
Desenho de Luz: Jorge Ribeiro
Figurinos: Tânia Teixeira
coprodução
Gala-me Produções
Sunday, January 31, 2010
Corpus Lab - Laboratórios de Dança Contemporânea

Corpus Lab
Fevereiro '10
Formadora: Vânia Gala
Corpus Lab pretende contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos na área da dança contemporânea de uma forma regular. O projecto, como conceito e nos moldes a que se propõe, tenta proporcionar semanalmente essa necessidade de aprendizagem. Será um treino semanal de ténica release para todos aqueles que se interessam pelas artes do corpo.
O que se propõe com este projecto é chegar a níveis de exigência e rigor, no que toca a formas de movimentação e de técnicas específicas de trabalho do corpo, com a finalidade precisa e prática de serem trabalhados e incluídos no final de cada mês num trabalho mais intensivo e também de cariz performativo a desenvolver nas sessões da Semana[d]ança.
[Técnica Release]
Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento por meio de uma maior consciencialização corporal. Através de movimentos padronizados trabalharemos diferentes aspectos: a oposição no corpo, mudança de peso e ainda a conexão entre extremidades e centro do corpo.
Desenvolveremos a retenção (memória) de movimento através de sequências e frases que serão repetidas ao longo destas sessões.
Calendarização:
Laboratório
Dias: 3, 10 , 24 e 26 Feveiro´10
20:00-21:30 Aula Técnica Contemporânea
Preçário
Cada laboratório, constituído por quatro sessões, tem o preço de 35,00€
Inscrições: Teatro Académico Gil Vicente
Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 Coimbra
E-mail: teatro@tagv.uc.pt
Sítio: www.tagv.info
Blog: http://blogtagv.blogspot.com
Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636
Thursday, January 07, 2010
8º10'30"

16 de Novembro de 2009, 21h30
[Estreia]
Coreografia dança VÂNIA GALA
Cenografia STEPHAN WEBBER
Construção ANDRÉ PEREIRA, TÂNIA TEIXEIRA, DÉMIAN WOHLER, DOMINIQUE STEINMAN
Música HILARY JEFFERY E BLACK ORPHEUS
Desenho de Luz JORGE RIBEIRO
Figurinos STEPHAN WEBER
Produção GALA-ME PRODUÇÕES em coprodução com o TEATRO ACADÉMICO GIL VICENTE
8º10'30"
8 graus de estar no local errado
8 graus de separação, e muitos mais graus de distância
A exactamente 8 graus do centro, da referência, desse não lugar, do equador, existe um sítio
Será essa existência real? Exactamente nesses 8 graus? Terá nome um sítio destes? Terá vida própria?
Alimenta-se a si próprio?
O que pode esse local evocar?
8 graus tão perigosamente perto do centro
Porque faz tanto calor? São apenas 8 graus
8 graus apenas, a estar do outro lado
8 graus de distância do espectro cromático
Tão perto mas quanta distância
10 minutos de dança para o outro
35 segundos de belo talvez
VÂNIA GALA
8º10’30” é um a obra sobre um espaço, coordenadas perdidas.
Sobre alguém que como que caiu do espaço, ali.
Mas é sobretudo também uma peça sobre seres aos quais um ponto de referência único foi negado. Sobre esse espaço imaginário emocional.
Por isso grande parte da linguagem explorada teve origem em improvisações à volta de medos ou fobias.
Explorou-se ainda a ideia de uma força externa que controla o corpo, que o move de forma staccato, sem que o personagem em palco tenha qualquer controle sobre ele. Voodoo talvez, armadilhas, ou talvez seja esse monstro branco em palco, que dá tudo, água, ar fresco mas que não se esperava que pedisse algo em troca. E que toma controlo deste corpo quando lhe apetece.
Nesse sentido 8º10’30” é também uma metáfora sobre monstros que nós próprios criamos, alimentamos.
Dança-se Josephine Baker, a Josephine Baker da saia das bananas que mais tarde tinha vergonha de mostrar aos filhos essa dança.
Mas ela tomará nova forma em palco já sem bananas mas com rosas de porcelana, essa dança para o outro torna-se pois mais um espelho daquilo que vai na cabeça do espectador. Torna-se mesmo uma paródia sobre esses pensamentos, sobre esses monstros.
VÂNIA GALA
Corpus Lab - Laboratórios de Dança contemporânea
Janeiro '10
Formadora: Vânia Gala
Corpus Lab pretende contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos na área da dança contemporânea de uma forma regular. O projecto, como conceito e nos moldes a que se propõe, tenta proporcionar semanalmente essa necessidade de aprendizagem. Será um treino semanal de ténica release para todos aqueles que se interessam pelas artes do corpo.
O que se propõe com este projecto é chegar a níveis de exigência e rigor, no que toca a formas de movimentação e de técnicas específicas de trabalho do corpo, com a finalidade precisa e prática de serem trabalhados e incluídos no final de cada mês num trabalho mais intensivo e também de cariz performativo a desenvolver nas sessões da Semana[d]ança.
[Técnica Release]
Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento por meio de uma maior consciencialização corporal. Através de movimentos padronizados trabalharemos diferentes aspectos: a oposição no corpo, mudança de peso e ainda a conexão entre extremidades e centro do corpo.
Desenvolveremos a retenção (memória) de movimento através de sequências e frases que serão repetidas ao longo destas sessões.
Calendarização:
Laboratório
Dias: 18, 19 , 25 e 26 Janeiro´10
20:00-21:30 Aula Técnica Contemporânea
Preçário
Cada laboratório, constituído por quatro sessões, tem o preço de 35,00€
Inscrições: Teatro Académico Gil Vicente
Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 Coimbra
E-mail: teatro@tagv.uc.pt
Sítio: www.tagv.info
Blog: http://blogtagv.blogspot.com
Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636
Sunday, June 14, 2009
Formadora: Vânia Gala Junho e Julho '09
Corpus Lab pretende contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos na área da dança contemporânea de uma forma regular. O projecto, tenta proporcionar semanalmente essa necessidade de aprendizagem. Será um treino semanal para todos aqueles que se interessam pelas artes do corpo.O que se propõe com este projecto é chegar a níveis de exigência e rigor, no que toca a formas de movimentação e de técnicas específicas de trabalho do corpo, com a finalidade precisa e prática de serem trabalhados e incluídos no final de cada mês num trabalho mais intensivo e também de cariz performativo a desenvolver nas sessões da Semana[d]ança
Calendarização:
Laboratório 1
Dias: 10, 17 e 24 de Junho e 1 de Julho´09 20:00-21:30 Aula Técnica Contemporânea
Laboratório 2
Dias: 8, 15, 22 e 29 de Julho´09 20:00-21:30
Aula Técnica Contemporânea
Preçário Cada laboratório, constituído por quatro sessões, tem o preço de 35,00€
Inscrições: Teatro Académico Gil Vicente
Tuesday, June 02, 2009
Saturday, May 09, 2009
My heart rouses thinking to bring you news of something that concerns you and concerns many men.
Look at what passes for the new.
You will not find it there but in despised poems.
It is difficult to get the news from poems yet men die miserably every day for lack of what is found there.
Williams Carlos Williams (Asphodel, That Greeny Flower)
Friday, May 08, 2009
YOU'RE NOT ALONE!
"I have lost count of the number of articles proclaiming the imminent or actual death of the music industry.
"Does this mean that music can now go back to being an art form again?"
Jarvis Cocker (ex Pulp)
RADICAL ART
RADICAL SHAMPOO RADICAL SPORTS RADICAL DESIGN RADICAL GAMES RADICAL MIDWIVES RADICAL BOOKSELLERS RADICAL DREAM PROJECTS RADICAL TOURISM RADICAL TV RADICAL CONSUMPTION RADICAL SOCIAL HOUSING PROGRAMME RADICAL FRUIT COMPANY RADICAL SPORTS CAR RADICAL ART
=
RADICAL CHIC ?
HEADCLEANERS
Novo cd Headcleaners
http://www.myspace.com/headcleaners
Alexandre Simões e André Pires apresentam o projecto Headcleaners com o álbum
“Do What You Will”.
“Compõem, produzem e tocam toda a parte instrumental, misturam a electrónica com a acústica, criando ambientes musicais diversos mas interligados estilisticamente, os instrumentos mais usados são os teclados, baixo e bateria; as flautas e saxofones surgem invariavelmente em todos os temas, umas vezes como atmosfera sonora outras como instrumento solista. Música feita de contrastes subtis de sonoridades electro-acústicas onde a simplicidade harmónica joga com alguma liberdade melódica nas interpretações das cantores e dos cantores, cada canção tem uma voz diferente”
Para este disco, a dupla usou textos de Emily Dickinson, Vânia Gala, Yeats, Fernando Pessoa, Jack Kerouac e Ribeiro Couto, na voz foram convidados Marta Hugon, Filipe Melo, Inês Trigo de Sousa, Chiara Picotto, Manuel Wiborg, Ana Lúcia Palminha e Kalaf.
Thursday, April 30, 2009
Of not being wanted
Try looking at the sky
I am upon hearing somebody explaining that she makes radical work, she explains that this kind of work needs contextualization meaning that it needs that the audience is previously prepared for the work, informed accommodated in a specific place, an audience that has been administrated a tranquilizer in the form of a label, standardized, an object that needs to be accommodated in a specific kind of space.
I ask myself is this being radical today, like a tobacco package filled with warnings and instructions for consuming or more simply like a shampoo lying abandoned in a very specific corridor and department R for radical.
Like any other goods in the hypermarket shelf, objects of art have become items with instructions for fast easy consumption.
I look at the ceiling covered by dozens of similar windows, protected by aligned cleaned curtains, there is one that is a bit broken, out of place, it does not follow the instructions. With the wind blowing a small space opens and I can look at a bit of the grey sky.
Friday, April 24, 2009
Thursday, April 23, 2009
Dias 24, 25 e 26 de Abril
Formadora Vânia Gala
O projecto Semana(d)ança pretende ir ao encontro e responder a um desejo/necessidade que esta cidade já sentia de há muito, proporcionando e contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos tanto teóricos como práticos na área da dança contemporânea de uma forma consistente e sistemática.
A Semana(d)ança como conceito e nos moldes a que se propõe tenta concentrar em quatro ou cinco dias no final de cada mês de forma intensiva essa necessidade de aprendizagem. O tempo será repartido por três módulos – aulas teóricas (Músculo de Ideias), aulas práticas - (Técnica Release e Composição-Performing Dance).
Calendarização:
Dia 24 de Abril, 6ª feira
17h00-19h00
Aula Técnica (técnica Release)
Dia 25 de Abril, Sábado
15h00-17h00
Aula Técnica (técnica Release)
17h00-20h00
Composição – Performing Dance
Dia 1 de Julho, Domingo
15h00-17h00
Aula Técnica (técnica Release)
17h00-19h00
Músculo de Ideias
[Visionamento de vídeo]
Módulos
[Técnica Release]
Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento por meio de uma maior consciencialização corporal.
[Composição / Performing Dance]
Serão propostas diferentes áreas de inspiração para criar material que sirva à criação coreográfica. Como organizar/desorganizar o movimento no espaço, usando técnicas de improvisação.
O experimentar novas capacidades do corpo em movimento e do bailarino como performer, em grupo ou em solo. Investigaremos a composição em termos de ritmo e seu desenvolvimento pelo espaço. Quem somos? Quem sou eu como bailarino ou quando estou em palco?
[Músculo de Ideias]
"Músculo de Ideias" dirige-se a todos aqueles que manifestam interesse na área das artes e no que é criar e ser criativo. Tendo como ponto de partida o vídeo, pretende-se criar um espaço e um momento de debater ideias e questões, permitindo o confronto de pontos de vista diferentes, desejando mesmo gerar outras questões sobre actividade artística.
Público-alvo:
Jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral que manifestem interesse nesta área.
Valor da Inscrição: 35,00 euros
Inscrições abertas no TAGV
Tuesday, October 28, 2008
Wednesday, October 22, 2008
Monday, April 14, 2008
Tuesday, April 08, 2008
Saturday, March 22, 2008
Saturday, December 29, 2007
[D]ue to the social climate which rejects the connotations with which our former words for "they" were invested, and because of a certain sophistication assumed by the apologists for the "they", English-speaking scholars were hard -pressed to find designations for the kinds of non-Western dance which they wished to discuss. "
in "An Anthropologist Looks at Ballet as a Form of Ethnic Dance" by Joann Kealiinohomoku
Thursday, December 06, 2007
written on the wall between 1998-2000 EDDC (Arnhem)
Thursday, November 29, 2007
Festival Coimbra – [d]
Grau 0º
De 29 de Novembro a 15 de Dezembro
Das 17h00 às 20h30
Teatro Académio Gil Vicente Sala Branca Entrada Gratuita
Produção Gala-me Produções
Direcção artística Vânia Gala
Design Gráfico Joana Gama
Assistência: Filipe Mendes, Natália Cardoso
Apoios TAGV, Direcção Regional da Cultura do Centro
© Hospital, coreografia Jo Stromgren (Noruega)
Grau 0º é o lançamento de um Festival exclusivamente dedicado à dança na cidade
de Coimbra.
Durante duas semanas a cidade acolherá um festival de projecções – vídeos de
vários coreógrafos e tendências, a um público tantas vezes distante do que melhor
se passa nesta área. Delimitamos territórios, arriscamos em coreógrafos cujo
percurso emerge e arrisca em novas fronteiras, mas também tentamos dialogar
com criadores que têm marcado várias gerações e com uma obra já consolidada, de
certa forma percursores do que podemos chamar hoje a dança contemporânea.
Numa próxima edição ambicionamos acolher espectáculos já em palco, com artistas
cujo percurso, recente ou não, sejam possuidores de uma visão singular e de algum
modo renovadora da dança.
Grau 0º porque o tempo é outro.
Finalmente, grau 0º é deixarmo-nos interrogar pela dança e surpreendermo-nos por
ela.
_____________________________________________
Gala-me
A Associação Cultural Gala-me Produções, foi fundada com intuito de promover actividades na área da dança. Para além do Festival Coimbra-[d], da Semana[d]ança - um evento mensal na área da formação em dança -o Gala-me pretende criar e produzir espectáculos tanto em Portugal como no estrangeiro. Esta plataforma-estrutura permitirá ainda uma maior agilidade na itinerância dos projectos de Vânia Gala e consolidar o seu percurso coreográfico.
Festival Coimbra – [d] – Grau 0º
De 29 de Novembro a 15 de Dezembro
Das 17h00 às 20h30
Grau 0º
Programação
Gezeit, coreografia Sasha Waltz (Alemanha)
Kilandokilu (Angola)
DIA 30 DE NOVEMBRO
Veronique Doiseau Jerôme Bel (França)
DIA 1 DE DEZEMBRO
Interview com Wandekeybus (Bélgica)
Hospital, coreografia Jo Stromgren (Noruega)
DIA 3 DE DEZEMBRO
Blush, coreografia Wim Wandekeybus (Bélgica)
Homens – como fantasmas, como gorilas, como mentirosos, como eles mesmos,
como cowboys coreografia Cristina Moura (Brasil)
DIA 4 DE DEZEMBRO
Like an Idiot, coreografia Cristina Moura (Brasil)
Automatic Id (AID) coreografia Vânia Gala (Angola/Portugal)
DIA 5 DE DEZEMBRO
Omu, coreografia Laurie Young (Canada / Alemanha)
Tweiland, coreografia Sasha Waltz (Alemanha)
DIA 6 DE DEZEMBRO
In Spite of wishing and Wanting, coreografia Wim Wandekeybus (Bélgica)
Le Jardin, coreografia Peeping Tom (Bélgica)
DIA 7 DE DEZEMBRO
Vsprs Les balllets C de la B, coreografia Alain Platel (Bélgica)
Lawn Splinter Group (Australia/ Germany)
DIA 8 DE DEZEMBRO
Mozart Materiaal / Mozart/Concert Árias, coreografia Anne Teresa De Keersmaeker
(Bélgica)
DIA 10 DE DEZEMBRO
La Mentira, coreografia Wim Wandekeybus (Bélgica)
Lawn Splinter Group (Austrália/ Germany)
DIA 11 DE DEZEMBRO
Interview com Kazuo Ohno, coreografia de Kazuo Ohno (Japão)
The cost of living, coreografia Dv8 (Reino Unido)
DIA 12 DE DEZEMBRO
Omu, coreografia Laurie Young (Canada / Alemanha)
Tweiland, coreografia Sasha Waltz (Alemanha)
Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 CoimbraE-mail: teatro@tagv.uc.pt
Sítio: www.uc.pt/tagv
Blog: http://blogtagv.blogspot.com
Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636
Wednesday, October 31, 2007
Alteração Data
Audição-Workshop
A Gala-me , Associação Cultural procura bailarino(a)s/performers para a próxima criação de Vânia Gala intitulada MiamiLuanda para 2008/2009.
O projecto terá estreia para Março de 2008 e tournée marcada para Alemanha, Angola e Noruega.
A Audição-workshop realizar-se-á nos 14, 15 e 16 de Novembro nos estúdios do Forum dança, Lisboa.
15, 16, 21 NOV.
15 Quinta-Feira 10:00-12:00
16 Sexta-Feira 10:00-12:00 13:00-17:00
21 Quarta - Feira 10:00-12:00 13:00-17:00
Local de audição:
Forum Dança - Rua Luz Soriano, 67-1º Dtº 1200-246 Lisboa
Tel: 21 342 89 85 Tel/Fax: 21 342 89 86
www.forumdanca.pt
Para mais informações é favor contactar:
Gala-me
Directora artística Vânia Gala
Telf: 00351 912165226
Rua Infanta D. Teresa nº26 4ª
3000-218 Coimbra
Portugal
Email VaniaGala@hotmail.com
Gala-me@hotmail.co.uk
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Gala-me
A Associação Cultural Gala-me Produções, foi fundada com intuito de promover actividades na área da dança. Para além do Festival Coimbra-[d], da Semana[d]ança - um evento mensal na área da formação em dança -o Gala-me pretende criar e produzir espectáculos tanto em Portugal como no estrangeiro. Esta plataforma-estrutura permitirá ainda uma maior agilidade na itinerância dos projectos de Vânia Gala e consolidar o seu percurso coreográfico.
Friday, October 26, 2007
Wednesday, October 24, 2007

Datas :
Dia 29 de Novembro de 2007, 17h00 – 19h00 Dia 30 de Novembro de 2007, 15h00-17h00 17h00-20h00
Dia 1 de Dezembro de 2007, 15h00-17h00 17h00-19h00
Formadora Stephanie Maher
Produção Vânia Gala
Apoio TAGV, Pavilhão de Portugal e Casa da Cultura
Stephanie Maher é bailarina, coreógrafa e formadora na área da dança. É conhecida pela sua forte fisicalidade, criando nos seus trabalhos uma mistura original de intimidade, sensibilidade e humor. O seu trabalho foi apresentado nos E.U.A., Alemanha, Holanda e Reino Unido.Após a sua formação em dança clássica e Moderna no New York BFA Dance SUNY Purchase, dedicou-se ao estudo de improvisação, voz e contacto-improvisação na cidade de S. Francisco. De 1989-1993 colabora como Bailarina e coreógrafa com a companhia da dança de Margaret Jenkins. Em 1995 fundou a companhia “CORE” com Keith Hennessy, Jess Curtis, Stanya Kahn e Jules Beckman, e foi produtora dos eventos no espaço 848 na cidade de S.Francisco, onde colaboraria intensivamente com Kathleen Hermesdorf.Em 1998 muda-se para Berlim onde continua a dedicar-se à formação de bailarinos e a organizar eventos nesta área nos estúdios K77, em Berlim, e no Festival de Ponderosa Tanz/Land, em Stolzenhagen, Alemanha, sendo directora artística de ambas as estruturas.Ensina regularmente contacto improvisação, “Partnering and Flying” e “Alignment & Upside Down Techniques” na Alemanha e nos Estados Unidos.
Contacto Improvisação
Experimentar em dueto como usar o toque, forma, estrutura e a criatividade de outro corpo para nos movimentarmos em conjunto.Desenvolver padrões seguros da técnica de CI (contacto improvisação) que nos permitam: cair, rolar, posições invertidas ou segurar/apanhar outro corpo no tempo e espaço apropriados.Aprender a escutar, conhecendo as nossas limitações e mudanças de corpo para corpo, levar-nos-á a novas formas e amplitude de movimentos.
Duetos Aéreos
Treinar o corpo a lançar-se de posições invertidas no chão para os braços de um parceiro e eventualmente para posições em movimento aéreo.Aprender a usar o corpo como fonte de sustentação estrutural. O corpo como ponto de contacto e de apoio para movimento com o outro. Partindo de uma maior consciencialização entre os braços e o peso a ser suportado, desenvolveremos formas mais eficientes desta forma de movimento a dois. Desenvolver conforto e confiança em posições invertidas e em quedas do corpo no espaço.
Preçário: Público-alvo Jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral que manifestem interesse nesta área.
Valor da inscrição 45€ Inscrições abertas no TAGV
Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 Coimbra
E-mail: teatro@tagv.uc.pt
Sítio: www.uc.pt/tagv Blog: http://blogtagv.blogspot.com Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636
A Gala-me , Associação Cultural procura bailarino(a)s/performers para a próxima criação de Vânia Gala intitulada MiamiLuanda para 2008/2009.
O projecto terá estreia para Março de 2008 e tournée marcada para Alemanha, Angola e Noruega.
A Audição-workshop realizar-se-á nos 14, 15, 16 de Novembro nos estúdios do Forum dança, Lisboa.
14, 15, 16 NOV.
Dia 14 Quarta-Feira 10:00-12:00 13:00-17:00
Dia 15 Quinta-Feira 10:00-12:00
Dia 21 Quarta-Feira 10:00-12:00 13:00-17:00 (ALTERAÇÃO DATA!!!)
Local de audição:
Forum Dança
Rua Luz Soriano, 67-1º Dtº 1200-246 Lisboa
Tel: 21 342 89 85 Tel/Fax: 21 342 89 86
www.forumdanca.pt
Para mais informações é favor contactar:
Gala-me
Directora artística Vânia Gala
Telf: 00351 912165226
Rua Infanta D. Teresa nº26 4ª
3000-218 Coimbra
Portugal
Email VaniaGala@hotmail.com
Gala-me@hotmail.co.uk
______________________________
Gala-me
A Associação Cultural Gala-me Produções, foi fundada com intuito de promover actividades na área da dança. Para além do Festival Coimbra-[d], da Semana[d]ança - um evento mensal na área da formação em dança -o Gala-me pretende criar e produzir espectáculos tanto em Portugal como no estrangeiro. Esta plataforma-estrutura permitirá ainda uma maior agilidade na itinerância dos projectos de Vânia Gala e consolidar o seu percurso coreográfico.
Datas : De 29 de Novembro`07 a 15 de Dezembro`07 > 17h00-21h00 > Sala Branca
Produção Gala-me Produções
Direcção artística Vânia Gala
Assistência Natália Cardoso, Filipe Mendes
Design Gráfico Joana Gama Mendes
Apoios TAGV, Direcção Regional da Cultura do Centro
Coimbra – [d] afirmar-se-á como um Festival de dimensão europeia para a dança contemporânea emergente, ambicionando assim tornar-se num Festival de referência na área da dança. Durante duas semanas a cidade acolherá um festival de projecções vídeos de vários coreógrafos e tendências.Coimbra – [d] tentará captar o pulsar de criações por vezes tão díspares e mostrá-las a um público até agora arredado dos principais movimentos que atravessam esta área performativa.Grau 0º porque é o lançamento de um Festival exclusivamente dedicado à dança na cidade de Coimbra. Grau 0º porque tentamos delimitar com a projecção de vídeos, uma linha de direcção de exigência futura.Grau 0º porque encaramos como um desafio acrescido de exigência e rigor, mostrarmos o que de melhor há nesta área.Precário:Entrada Livre
10ª Semana[d]ança
Formadora Vânia Gala
O projecto Semana[d]ança pretende ir ao encontro e responder a um desejo/necessidade que esta cidade já sentia de há muito, proporcionando e contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos tanto teóricos como práticos na área da dança contemporânea de uma forma consistente e sistemática.
A Semana[d]ança como conceito e nos moldes a que se propõe tenta concentrar em quatro ou cinco dias no final de cada mês de forma intensiva essa necessidade de aprendizagem. O tempo será repartido por três módulos – aulas teóricas (Músculo de Ideias), aulas práticas - (Técnica Release e Composição-Performing Dance).
Calendarização:
Dia 19 de outubro, 6ª feira
17h00 - 19h00
17h00 - 19:00
Aula Técnica (técnica Release)
Dia 20 de outubro, Sábado
15:00 - 17:00; 17:00 - 20:00
Aula Técnica (técnica Release)
15h00-17h00
Composição – Performing Dance
17h00-20h00
Dia 21 de outubro, Domingo
15h00-17h00; 17H00 - 19H00
Aula Técnica (técnica Release)
15h00-17h00
Músculo de Ideias
17h00-19h00
Um olhar sobre o percurso coreográfico de WimVanderkeybus e a Companhia belga Ultima Vez.
Módulos
[Técnica Release]
Começando no solo e partir progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo.
Aumentando assim a capacidade e alcance do movimento por meio de uma maior consciencialização corporal.
As aulas começam com padrões de movimento no solo acompanhados do uso de imagens anatómicas com o objectivo de activar a relação entre o centro e extremidades do corpo.
Trabalharemos e daremos especial atenção ao ir e sair para o solo de uma maneira fácil e ágil; e daqui encontrar suporte para movimento na vertical.
Mais tarde, investigaremos através de sequências de movimento, formas mais complexas de movimentação, envolvendo: quedas, espirais, posições invertidas, “cartwill”,”handstand” e movimento amplo pelo espaço.
Estas frases de movimento serão investigadas dando especial atenção ao detalhe e à nossa capacidade de retenção/memória de movimento.
As aulas serão ensinadas em inglês ou português.
[Composição / Performing Dance]
Serão propostas diferentes áreas de inspiração para criar material que sirva à criação coreográfica.
Fontes de inspiração como filmes, fotografia, literatura e música pop...serão fonte de partida dessas investigações.
Como organizar/desorganizar movimento no espaço usando técnicas de improvisação ou por mudanças no espaço, no detalhe, qualidade ou velocidade.
Tomar riscos na criação de movimento.
A EXTREMA- velocidade, lentidão, posições invertidas, uso da força, articulação ou detalhe.
O experimentar novas capacidades do corpo em movimento e do bailarino como performer.
Investigaremos a composição em termos de ritmo e seu desenvolvimento pelo espaço.
BAILARINO/PERFORMER
Maneiras diferentes de estar em palco e de interpretação.
[Músculo de Ideias]
"Músculo de Ideias" dirige-se a todos aqueles que manifestam interesse na área das artes e no que é criar e ser criativo. Ao longo de vários processos criativos por vezes tão diferentes em que estive envolvida confrontei-me com uma série de questões a que tenho tentado dar resposta de alguma maneira. Pretende-se que "Músculo de Ideias" seja um espaço e um momento de as debater com uma certa intensidade. Permitindo o confronto de pontos de vista diferentes, desejando mesmo gerar outras questões sobre actividade artistica.
O que é criar, o que é inventar alguma coisa, o que faz a singularidade genialidade de um artista e sua obra particulares, o que é isso de ter uma ideia, imitação/cópia versus autencidade/originalidade.
Pretende-se no período de duas horas e meia analisar com algum pormenor obras e artistas da área da dança, bem como de outras áreas relacionadas com ela, seja a música, artes visuais ou o teatro. Em conjunto concentrar-nos-emos em diferentes autores e algumas das suas criações, ás vezes tão radicalmente opostas. Como tomam forma e ganham autonomia, o que as alimenta, a extrema diversidade de processos que lhes estão subjacentes, como se relacionam com o seu tempo e com a nossa actualidade.
Com a ajuda de vídeos, fotografia, textos e música tentar-se-á provocar o debate, desconstruindo algumas das opiniões feitas e juízos apressados que temos destes artistas.
Aprender a dar “feedback" criativo de forma articulada e consistente, discutindo, indo muito além da superfície de cada criação, chegando ao pormenor às cores, formas, dramaturgia, ritmo, relação entre os vários performers em palco, o uso do espaço..... Encontrando e relacionando os mais diversos sentidos de cada obra. Para aqueles para quem o associar e o tentar encontrar as grandes linhas e sentidos de uma obra é um hábito de algum modo algo familiar, um aviso: serão também confrontados com o núcleo, o cerne da criação, o puro prazer pelo prazer, o beau geste e a emoção/vertigem que todo o acto de criação contém.
Já que, não nos esqueçamos, é muitas vezes o incómodo e a estranheza de certas situações, o impulso inicial para a criação.
Com todos os cruzamentos de cultura pop, cinema e novas tecnologias, como é que arte alcança e procura novos sentidos. Juntando e reinterpretando formatos do passado? ou juntando-os e recontextualizando-os.
Indo mesmo mais longe questionar-nos-emos: fará algum sentido ser radical / revolucionário nos dias de hoje.
Se sim que novas formas tomará. afinal de contas o que é ser artista hoje. Pode ainda alguém oferecer uma visão singular sobre Mundo?
Público-alvo:
Jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral que manifestem interesse nesta área.
Valor da Inscrição: 35,00 euros
Inscrições abertas no TAGV
Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 Coimbra
E-mail: teatro@tagv.uc.pt
Sítio: www.uc.pt/tagv
Blog: http://blogtagv.blogspot.com
Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636
Coprodução : TAGV, Pavilhão Centro de Portugal,Câmara Municipal de Coimbra
Semana[d]ança

Dias 28, 29 e 30 de Setembro
9ª Semana[d]ança
Formadora Vânia Gala
O projecto Semana[d]ança pretende ir ao encontro e responder a um desejo/necessidade que esta cidade já sentia de há muito, proporcionando e contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos tanto teóricos como práticos na área da dança contemporânea de uma forma consistente e sistemática.
A Semana[d]ança como conceito e nos moldes a que se propõe tenta concentrar em quatro ou cinco dias no final de cada mês de forma intensiva essa necessidade de aprendizagem. O tempo será repartido por três módulos – aulas teóricas (Músculo de Ideias), aulas práticas - (Técnica Release e Composição-Performing Dance).
Calendarização:
Dia 28 de setembro, 6ª feira
17h00 - 19:00
Aula Técnica (técnica Release)
Dia 29 de setembro, Sábado
15:00 - 17:00; 17:00 - 20:00
Aula Técnica (técnica Release)
15h00-17h00
Composição – Performing Dance
17h00-20h00
Dia 30 de setembro, Domingo
15h00-17h00; 17H00 - 19H00
Aula Técnica (técnica Release)
15h00-17h00
Músculo de Ideias
17h00-19h00
Módulos
[Técnica Release]
Começando no solo e partindo progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros do corpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento por meio de uma maior consciencialização corporal.
[Composição / Performing Dance]
Serão propostas diferentes áreas de inspiração para criar material que sirva à criação coreográfica. Como organizar/desorganizar o movimento no espaço, usando técnicas de improvisação.
O experimentar novas capacidades do corpo em movimento e do bailarino como performer, em grupo ou em solo. Investigaremos a composição em termos de ritmo e seu desenvolvimento pelo espaço. Quem somos? Quem sou eu como bailarino ou quando estou em palco?
[Músculo de Ideias]
"Músculo de Ideias" dirige-se a todos aqueles que manifestam interesse na área das artes. Pretende-se no período de duas horas analisar com algum pormenor obras e artistas da área da dança. Em conjunto concentrar-nos-emos em diferentes autores e algumas das suas criações, ás vezes tão radicalmente opostas. Como tomam forma e ganham autonomia, o que as alimenta, a extrema diversidade de processos que lhes estão subjacentes, como se relacionam com o seu tempo e com a nossa actualidade.
Vânia Gala
De nacionalidade angolano-portuguesa, nasceu em Coimbra-Portugal em 1972.Participa em diversos grupos de dança e de teatro locais como o C.I.T.A.C. e o G.I.D.U.C.Em 1993 segue para Lisboa para estudar no Forum Dança, e mais tarde na Escola Superior de Dança.Em Lisboa dança com Sofia Neuparth e São Nunes. Frequenta workshops com Rui Nunes, Margarida Bettencourt, Terry O’Connor, David Zambrano, Frey Faust, Jeremy Nelson, Ann Papoulis, Andrew Howard e Katie Duck.Na Holanda, termina a sua licenciatura em dança, em 1999, no European Dance Development Center (Arnhem- Holanda). Foi marcante nesta formação o contacto intensivo com o trabalho de Steve Paxton, Randy Warshaw, Eva Karczag e Lisa Nelson.Durante esse período, (1996-1999) participa em peças de Angus Balburnie, Mary Fulkerson e, já na Alemanha, em peças de Elizabeth Clarke, DINA 13 Dance Company.Desde de 1999 que coreografa o seu trabalho. As peças " My right eye is made of Glass" e "Twinsted" fizeram parte da selecção de Choreography 2000, programa dirigido por Rui Horta e apresentado na Tanzhaus Dusseldorf (Alemanha).Mais recentemente "Inverted Version" faz parte do programa de Pfefferberg, Berlim e Unithea 2002 Festival Frankfurt.Em 2000 muda-se para Berlim e faz a dramaturgia de uma peça coreográfica no Teatro Shaubuhne. Ainda em Berlim, em 2001, participa em peças de Constanza Macras (Teatro Sophiensalle) e numa improvisação com Vera Mantero.Desde 2001 colabora com a companhia belga Les Ballets C. de La B., primeiro com Christine de Smedt com a peça "9x9" e mais recentemente 2002 com Koen Augustijnen. As suas peças foram ainda apresentadas na Bélgica, Suécia, Holanda, Dinamarca e Alemanha.Já no ano seguinte participa na peça “Mr. Universe”, apresentada no Shaubhüne e no Konkret Festival (Suécia). Em 2002 trabalha ainda com o director de teatro Mörten Trävick na peça “Fight Club”, apresentada no Den Nationale Scene Theater (Teatro Nacional Bergen- Noruega), assumindo também a assistência ao movimento. Em 2003 trabalha com B.Valiente (Dance Kompani), peça apresentada em França e na Noruega. Ainda em 2003 é Artista Residente na Kulturhuset Bergen U.S.F. ( Noruega) onde inicia as primeiras pesquisas para um novo trabalho coreográfico ''Automatic I.D.''Automatic Id (AID) foi apresentado desde a sua estreia em Portugal, Noruega, Alemanha, Reino Unido e Irlanda. Já em 2005 a autora foi premiada com "Best Female Performance Award" com a coreografia Automatic Id (AID) no Dublin Fringe Festival. O mesmo trabalho participa em 2006 na Plataforma Aerowaves no The Place Theater em Londres representandoPortugal. Mais recentemente, Automatic Id (AID) faria parte da primeira Trienal de Luanda, Angola. Ainda em 2006 colabora como intérprete na peça "Dribble" de Aloisio Avaz apresentada no Podewil Theater, Berlim. Desde 2000 que ensina regularmente dança a profissionais, nomeadamente, Prof i – Tanzer training Tanzfabrik, k77 Studios ambos em Berlim, Companhia de Dança de Almada, Gratis D. Trening GDT – Bergen e Oslo.Em 2006 inicia o projecto de formação Semana(d)ança em colaboração com o Teatro Académico de Gil Vicente, já em 2007 funda a Gala-me Produções, plataforma dedicada à criação e produção de eventos na área da dança.
Público-alvo:
Jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral que manifestem interesse nesta área.
Valor da Inscrição: 35,00 euros
Inscrições abertas no TAGV
Teatro Académico de Gil Vicente _ Praça da República _ 3000-343 CoimbraE-mail:
Sítio: www.uc.pt/tagv
Blog: http://blogtagv.blogspot.com
Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636
Coprodução : TAGV, Pavilhão Centro de Portugal