Teatro Académico de Gil Vicente _ workshop
De 2 a 4 de Junho 2006
4ª Semana(d)ança
Workshop de Dança
Formadora Vânia Gala
Inscrições abertas no TAGV de 2 a 28 de Maio
Calendarização:
Dia 2 de Junho
20h30 – 22h30
Aula Técnica (técnica Release)
Dia 3 de Junho
11h00-13h00
Aula Técnica (técnica Release)
14h00-18h00
Composição – Performing Dance
Dia 4 de Junho
14h00-16h00
Aula Técnica (técnica Release)
16h00-18h00
Músculo de Ideias:
Visionamento do espectáculo “Zweiland”, de Sasha Waltz & Guest
A Bailarina Vânia Gala regressa a Coimbra para mais um workshop Semana(d)ança.
O projecto Semana(d)ança pretende ir ao encontro e responder a um desejo/necessidade que esta cidade já sentia de há muito, proporcionando e contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos tanto teóricos como práticos na área da dança contemporânea de uma forma consistente e sistemática.
Desde há mais de uma década que se vem reforçando gradualmente estruturas e grupos na área performativa contemporânea e o que é facto é que a dança como disciplina e questionamento não se pode arredar desse esforço. Podendo e devendo contribuir com as suas valências.
A dança que tem o corpo como centro e mediação vem desde há muito dar expressão ás velocidades e transformações contínuas características da nossa contemporaneidade.
A sua capacidade de cruzar, incorporar de um modo quase instantâneo as experiências mais radicais e inovadoras faz com que ela seja um dos lugares por excelência de muitos questionamentos.
Que ideias temos do corpo, quais são os nossos desejos, que desejos é que nos percorrem, como nos relacionamos, novas maneiras de relacionarmos, que relação estabelecemos com os vários universos virtuais e tecnológicos, o confronto com a tecnologia, o poder da imagem, a memória, o envelhecimento, a doença, o contágio, a obsessão pela saúde pelo risco.
Talvez por isso mesmo a área da dança integre componentes das mais diversas áreas artísticas, seja o teatro, performance (aqui performance no sentido puro surgida nos movimentos de anos 60 e aprofundada pelo movimento de dança da Judson Church- nos anos 70), artes visuais (vídeo, pintura, instalação), cinema e música (desde a clássica até à música pop).
A Semana(d)ança como conceito e nos moldes a que se propõe tenta concentrar em quatro ou cinco dias no final de cada mês de forma intensiva essa necessidade de aprendizagem. O tempo será repartido por três módulos – aulas teóricas (ver Músculo de Ideias), aulas práticas - (ver Técnica Release e Composição-Performing Dance).
O seu carácter intensivo talvez se adapte melhor a um público-alvo constituído maioritariamente por estudantes universitários, artistas e público em geral que manifeste interesse nesta área.
O que autora se propõe com este projecto é chegar a níveis de exigência e rigor, estimular os participantes a produzir processos criativos autónomos e em constante diálogo com os outros e em contexto com mundo que os rodeia.
Através do debate e confronto com métodos e processos dos mais diversos na área da dança, oferecer-se-á ao corpo formas de movimentação e técnicas específicas, expondo ainda os participantes a informação nos mais variados suportes (vídeo, imagem, fotografia, música) ambos com a finalidade precisa e prática de serem trabalhados e incluídos num processo singular de composição. Pretende-se também com o módulo Músculo de Ideias provocar discussão, debate e formação de ideias próprias e praticáveis sobre o que é criar e inventar novas formas.
A experiência profissional da autora Vânia Gala construiu-se em contextos muito diversos em países como a Alemanha, Bélgica, Holanda proporcionando-lhe uma grande riqueza na abordagem ao fenómeno artístico e suas metodologias.
A assimilação de processos e disciplinas criativas em contextos de companhias profissionais com diferentes coreógrafos, o tipo de resposta criativa que teve que dar, o rigor e a disciplina física, a interacção com outros bailarinos, actores/performers em palco, a adaptação a vários palcos, as tournées, permitem-lhe hoje dispor de um conhecimento sólido e consistente tanto prático como teórico na área da dança.
Tem aproveitado essa experiência para dar aulas, não só a profissionais como também a não profissionais que demonstram curiosidade e interesse na área da dança, em países e contextos diferentes.
A sua experiência profissional inclui ainda o lugar de assistente de movimento na área do teatro no Teatro Nacional de Bergen- Nacionale Scene- Noruega.
Para além disso, tem desenvolvido e criado projectos coreográficos da sua autoria, tendo o seu último projecto, (AID) Automatic Id, sido apoiado pelo Ministério da Cultura Português e pelo Norskulturrad – Ministério da Cultura Norueguês. Este seu trabalho coreográfico tem-lhe permitido intensificar diálogos com diferentes áreas artísticas como o vídeo, música, e cenografia. Este seu último trabalho foi apresentado tanto em Portugal como na Alemanha e futuramente será apresentado em Cork (no contexto de Cork Capital Europeia da Cultura) e Dublin.
A Semana(d)ança propõe-se dar aos participantes um espaço onde possam efectivamente e de forma consistente gerar e contribuir para autonomização dos mais diversos processos criativos e reforçar o papel da dança na cidade de Coimbra no diálogo com as mais diversas áreas.
MÓDULOS
Aula Técnica
TÉCNICA RELEASE
DESCRIÇÃO
Começando no solo e partir progressivamente para movimento amplo no espaço.
A ideia central da aula é a conexão do bailarino com o solo e desenvolver a capacidade de direccionar energia conscientemente pelas diferentes articulações e membros docorpo, aumentando assim a capacidade e alcance do movimento por meio de uma maior consciencialização corporal.
As aulas começam com padrões de movimento no solo acompanhados do uso de imagens anatómicas com o objectivo de activar a relação entre o centro e extremidades do corpo.
Trabalharemos e daremos especial atenção ao ir e sair para o solo de uma maneira fácil e ágil; e daqui encontrar suporte para movimento na vertical.
Mais tarde, investigaremos através de sequências de movimento, formas mais complexas de movimentação, envolvendo: quedas, espirais, posições invertidas, “cartwill”,”handstand” e movimento amplo pelo espaço.
Estas frases de movimento serão investigadas dando especial atenção ao detalhe e à nossa capacidade de retenção/memória de movimento.
COMPOSIÇÃO / PERFORMING DANCEDESCRIÇÃO
Serão propostas diferentes áreas de inspiração para criar material que sirva à criação coreográfica. Fontes de inspiração como filmes, fotografia, literatura e música pop...serão fonte de partida dessas investigações.
Como organizar/desorganizar movimento no espaço usando técnicas de improvisação ou por mudanças no espaço, no detalhe, qualidade ou velocidade.
Tomar riscos na criação de movimento.
A EXTREMA – velocidade, lentidão, posições invertidas, uso da força, articulação ou detalhe. O experimentar novas capacidades do corpo em movimento e do bailarino como performer. Experimentar-se-á material em grupo ou em solo.
Investigaremos a composição em termos de ritmo e seu desenvolvimento pelo espaço. Quem somos? Quem sou eu como bailarino ou quando estou em palco?
MÚSCULO DE IDEIAS"Músculo de Ideias" dirige-se a todos aqueles que manifestam interesse na área das artes e no que é criar e ser criativo. Ao longo de vários processos criativos por vezes tão diferentes em que estive envolvida confrontei-me com uma série de questões a que tenho tentado dar resposta de alguma maneira. Pretende-se que "Músculo de Ideias" seja um espaço e um momento de as debater com uma certa intensidade. Permitindo o confronto de pontos de vista diferentes, desejando mesmo gerar outras questões sobre actividade artística.
O que é criar, o que é inventar alguma coisa, o que faz a singularidade genialidade de um artista e sua obra particulares, o que é isso de ter uma ideia, imitação/cópia versus autencidade/originalidade.
Pretende-se no período de duas horas e meia analisar com algum pormenor obras e artistas da área da dança, bem como de outras áreas relacionadas com ela, seja a música, artes visuais ou o teatro. Em conjunto concentrar-nos-emos em diferentes autores e algumas das suas criações, ás vezes tão radicalmente opostas. Como tomam forma e ganham autonomia, o que as alimenta, a extrema diversidade de processos que lhes estão subjacentes, como se relacionam com o seu tempo e com a nossa actualidade.
Com a ajuda de vídeos, fotografia, textos e música tentar-se-á provocar o debate, desconstruindo algumas das opiniões feitas e juízos apressados que temos destes artistas.
Aprender a dar “feedback" criativo de forma articulada e consistente, discutindo, indo muito além da superfície de cada criação, chegando ao pormenor às cores, formas, dramaturgia, ritmo, relação entre os vários performers em palco, o uso do espaço.....
Encontrando e relacionando os mais diversos sentidos de cada obra. Para aqueles para quem o associar e o tentar encontrar as grandes linhas e sentidos de uma obra é um hábito de algum modo algo familiar, um aviso: serão também confrontados com o núcleo, o cerne da criação, o puro prazer pelo prazer, o beau geste e a emoção/vertigem que todo o acto de criação contém.
Já que, não nos esqueçamos, é muitas vezes o incómodo e a estranheza de certas situações, o impulso inicial para a criação.
Com todos os cruzamentos de cultura pop, cinema e novas tecnologias, como é que arte alcança e procura novos sentidos. Juntando e reinterpretando formatos do passado? Ou juntando-os e reconstextualizando-os.
Indo mesmo mais longe questionar-nos-emos: fará algum sentido ser radical / revolucionário nos dias de hoje.
Se sim que novas formas tomará. Afinal de contas o que é ser artista hoje. Pode ainda alguém oferecer uma visão singular sobre Mundo?
Nota Cada sessão será dedicada a um tema específico.
Público-alvo:
Jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral que manifestem interessem nesta área.
Valor da Inscrição: 35,00 euros
Inscrições abertas no TAGV de 2 a 28 de Maio
Para qualquer solicitação contactar:
Serviços Artísticos e de Produção
Teresa Santos
Tel. _ 239 855630
Fax_ 239 855637E-mail:
http://by110fd.bay110.hotmail.msn.com/cgi-bin/compose?mailto=1&msg=8285ADBD-DD46-4081-B674-39C576D660C9&start=0&len=307967&src=&type=x&to=s.artisticos@tagv.uc.pt&cc=&bcc=&subject=&body=&curmbox=00000000-0000-0000-0000-000000000001&a=f6b9446e32c53aaef64213b6d06ce09358f999df02ff736dc151b63a0e33bb73URL:
http://www.uc.pt/tagvTeatro Académico de Gil Vicente
Praça da República _ 3000-343 Coimbra
Tel.: +351 239 855630 _ Fax: +351 239 855637E-mail:
http://by110fd.bay110.hotmail.msn.com/cgi-bin/compose?mailto=1&msg=8285ADBD-DD46-4081-B674-39C576D660C9&start=0&len=307967&src=&type=x&to=teatro@tagv.uc.pt&cc=&bcc=&subject=&body=&curmbox=00000000-0000-0000-0000-000000000001&a=f6b9446e32c53aaef64213b6d06ce09358f999df02ff736dc151b63a0e33bb73 _ Url:
www.uc.pt/tagv